Fluxo de Trabalho
Um fluxo de trabalho pode ser considerado um fluxo de backend onde você pode automatizar tarefas como adicionar ou remover tags, definir variáveis de campo personalizadas e fazer chamadas de API externas.
Dessa forma, a conversa que você tem com o assinante não será afetada pela necessidade de esperar para aplicar todas essas ações e a experiência será a mais tranquila possível para o usuário final.
Criar fluxo de trabalho
Para criar um fluxo de trabalho, basta acessar a visão geral do fluxo selecionando Fluxos no menu à esquerda.
Em seguida pressione o botão + Novo Sub Fluxo
Selecione o tipo de fluxo de trabalho e dê um nome a ele. Uma vez feito, pressione o botão Create para começar a criar seu fluxo de trabalho.
Depois de criar seu fluxo e acessar o criador de fluxo, você notará que terá acesso a menos blocos do que ao selecionar um fluxo regular ou de função.
Os blocos disponíveis são:
Ação
Doença
Dividir
Enviar email
Conforme mencionado, esse fluxo tem como objetivo criar um fluxo de back-end que você pode acionar de qualquer outro fluxo dentro do seu chatbot para lidar com tarefas do sistema, como adicionar tags, definir campos personalizados, mas também enviar e-mails.
Exemplo de fluxo de trabalho
Vamos dar um exemplo de como um fluxo de trabalho pode ser usado.
Um usuário se inscreve com um e-mail e/ou número de telefone e você deseja sincronizar essas informações com a plataforma de CRM de sua escolha.
Assim que você obtiver as credenciais do usuário, você poderá fazer uma chamada de API usando o bloco de solicitação externa dentro do módulo de ação.
Você também gostaria de marcar o usuário dentro do chatbot para concluir a etapa de integração. Após isso, enviamos uma notificação por e-mail para um administrador de que um novo lead foi criado para acompanhamento.
Um fluxo de trabalho pode então se parecer com isto;
Se você incorporasse isso ao fluxo que tem a conversa real, isso poderia se tornar um problema, pois a conversa poderia ficar em espera por vários segundos ou mais para finalizar todos esses processos do sistema. E você pode perder o usuário, pois ele ou ela acha que a conversa acabou.
Fluxo de trabalho do gatilho
É muito simples acionar o fluxo de trabalho acima dentro de qualquer outro fluxo que você criar.
Basta inserir um bloco de ação, ir para ações avançadas e escolher o fluxo de trabalho de gatilho na parte inferior
Você pode então selecionar qualquer fluxo de trabalho que criou. Este fluxo de trabalho será então processado no backend enquanto a conversa com o usuário não será afetada e continuará sem qualquer atraso.